Como usar o Google Drive

Deixe um Comentário
O Google Drive é a aposta da Google para o mercado de armazenamento em nuvem pessoal. É um sistema de armazenamento de dados vinculado à sua conta Google e acessível através da Internet, para que possa aceder aos seus arquivos a partir de praticamente qualquer dispositivo "on-the-go".

O cliente para Google Drive está atualmente disponível para Microsoft Windows, Mac OS X, Android, iPad e iPhone, não estando atualmente disponível para utilizadores de Linux, no entanto a Google afirma estar a trabalhar num cliente para este sistema operativo.

Os utilizadores recebem 5 gigabytes (5GB) de armazenamento em nuvem gratuito para começar. Pode adquirir armazenamento adicional, caso necessite, a um preço bastante competitivo, para ver os pacotes disponíveis consulta esta página.

Passo-a-passo:

Inscreva-se no Google Drive

1 - Entre no Google Drive com sua conta Google em http://drive.google.com. Se já é utilizador do Gmail, pode usar sua conta de Gmail existente para fazer login no Drive. Há um botão de inscrição vermelho no canto superior direito da página, caso não tenha uma conta Google.


2 - Assim que entrar no Google Drive através do seu navegador web, será levado a uma página que mostra todos os Documentos Google atualmente associados à sua conta Google. Um guia irá aparecer perguntando se gostaria de instalar o cliente Google Drive para PC ou Mac, ou qualquer que seja o sistema que está a usar no momento e que seja suportado. Faça isso, caso pretenda aceder aos seus documentos diretamente no seu computador ou dispositivo móvel. No entanto, não tem de usar esta opção.

Usar o Google Drive a partir do seu navegador Web

1 - Crie um novo documento, clicando em Criar no lado esquerdo do seu ecrã. Isto é uma integração do Google Docs.

  • Crie uma nova pasta, clicando no ícone cinza de nova pasta acima da lista de arquivos do Google Drive. (Na diagonal do botão "Criar".)
2 - Faça upload de ficheiros e pastas diretamente do seu computador clicando no ícone Upload (localizado à direita do botão "Criar"). Isso fará o upload de ficheiro(s) e/ou pasta(s) para os servidores da Google e vai permitir que possa partilhar esses dados com outras pessoas à sua escolha. Alternativamente, pode optar por manter alguns ou todos os arquivos privados, para esta opção, não precisa fazer nada além de criar o documento, uma vez que a partilha é algo que tem de ativar para cada arquivo quando assim o desejar.


3 - Através do menu de navegação à esquerda, pode visualizar os ficheiros que foram partilhados consigo, os ficheiros que foram estrelados por si, os ficheiros mais recentes e outras opções.

4 - 
  • Os ficheiros que já enviou para os servidores da Google podem ser vistos no centro da página. Pode ver muitos detalhes, incluindo o proprietário, a última alteração, se foi partilhado com outros utilizadores e os nomes dos arquivos.
  • Quando marca a caixa ao lado dos arquivos, um menu irá aparecer permitindo partilhar, organizar, remover, marcar como visto ou não visto, transferir, etc, os arquivos selecionados. Aqui é onde pode adicionar um ficheiro a uma pasta, clicando na caixa ao lado do arquivo em questão e em seguida clicando no ícone "Pasta" no menu de cima. Um menu drop-down irá aparecer com todas as suas pastas, e aí pode verificar a pasta relevante.
  • Ao clicar na estrela ao lado de um arquivo permite, rapidamente, "estrelar-lo" - a estrela ficará amarela. O benefício das estrelas é que as pastas favoritas podem ser vistas de uma só vez, clicando em "Com estrela" na barra de navegação lateral do Google Drive e assim escondendo todos os arquivos sem estrela.
  • O menu de navegação também permite que veja os arquivos por "Atividade", que mostra os arquivos editados mais recentemente para o topo da lista, quer tenham sido editados por si ou por outros utilizadores com os quais os ficheiros estão partilhados.
  • Para ver todos os seus ficheiros e pastas, clique em "A Minha Drive". Desta forma a tarefa de pesquisar pode ser árdua caso tenha muitos ficheiros. É boa ideia colocar ficheiros relacionados em pastas à medida que os vai adicionando, para tornar a pesquisa mais fácil no futuro.
5 - No canto superior direito, há um menu horizontal que lhe permite ajustar as configurações do Google Drive. Muitas das opções são acessíveis através do botão com o ícone de chave inglesa.
  • Pode clicar em "Ordenar" para mudar a forma como seus arquivos são apresentados (por título, última edição, editados por mim, etc).
  • Pode alternar entre "Vista de lista" - onde os arquivos são listados por nome e outras informações - e "Vista de grelha" - onde os arquivos são organizados por imagens em miniatura.

Já percorreu as noções básicas de como usar o Google Drive. Para obter ajuda e/ou obter mais informações, pode verificar a página de ajuda do Google Drive em português em https://support.google.com/drive/?hl=pt.

0 comments:

Enviar um comentário