A Apple lançou a sua versão de armazenamento em nuvem, chamada iCloud, e embora este artigo possa parecer confuso ao início deve responder a muitas das suas perguntas. Decidir se o iCloud é o correto para si, e de que características possa beneficiar, é uma decisão sua, por isso deve ser pelo menos uma decisão informada.
O que é a iCloud?
iCloud é o serviço de armazenamento em nuvem da Apple, onde pode armazenar com segurança diferentes tipos de arquivos de mídia (e não-mídia) on-line. Para música digital, o iCloud é especialmente útil se tiver uma biblioteca de música no iTunes e quer ser capaz de aceder à sua coleção a partir de vários locais - isso inclui outros computadores e dispositivos portáteis da Apple, como o iPhone, iPad, iPod Touch, etc.Armazenar os seus arquivos importantes num local remoto através do iCloud também lhe dá uma solução de recuperação de desastres, para o caso dos seus outros métodos de backup convencionais falharem - como um disco rígido externo, por exemplo.
O que eu posso armazenar na iCloud?
Para além de ser capaz de armazenar música digital que comprou na iTunes Store, ripadas dos seus CDs de áudio originais, ou descarregadas de outras fontes de música online, também pode armazenar os seguintes tipos de arquivos:- Fotos
- Apps
- Contatos, Calendário, eMail
- iBooks
- Documentos
- Backups dos seus dados
Quanto espaço de armazenamento gratuito obtenho?
Por padrão, vai obter 5GB de armazenamento gratuito com a conta básica. Isto pode não parecer muito para todas as suas compras na iTunes Store, mas a boa notícia é que alguns produtos não contam para este limite. Por exemplo, se comprou músicas, iBooks, ou apps da Apple, estes não terão impacto sobre o limite de 5GB. Usar o serviço Photo Stream para armazenar as suas fotos também não terá impacto no seu espaço gratuito.Se pretender armazenar um monte de dados que não comprou à Apple, pode atualizar a sua capacidade de armazenamento a qualquer momento. Atualmente a Apple oferece 10, 20 ou 50 GB extra por uma assinatura anual fixa.
O que é preciso para ter a minha biblioteca de música digital no iCloud?
A fim de utilizar o serviço iCloud focado na música, vai precisar do seguinte:- iTunes 10.3.1 ou superior.
- Uma Apple ID para atribuir ao serviço iCloud - pode usar a sua já existente, que é usada para comprar música, por exemplo, ou criar uma nova especificamente para a iCloud.
- Se possui um dispositivo móvel da Apple, verifique se a versão do iOS é a 5 ou superior.
- Coleção de música digital - seja na sua biblioteca do iTunes local ou previamente comprada na loja iTunes - as músicas ficaram automaticamente disponíveis na iCloud assim que o serviço estiver devidamente configurado.
Quais os requisitos do meu sistema para sincronizar outros tipos de ficheiros no iCloud?
Se pretende sincronizar mais do que apenas música com o iCloud e quaisquer outros dispositivos da Apple, verifique esta pequena lista para ver se atende aos requisitos:- Para usar o iCloud num Apple Mac, tem que ter instalado pelo menos o OS X Lion 10.7.2.
- Se é um utilizador de PC, precisa de instalar o Painel de Controle iCloud para aceder ao serviço no Windows. Necessita de usar o Windows 7 ou, pelo menos, o Windows Vista Service Pack 2.
- Se possui um dispositivo móvel da Apple, este precisa de correr iOS versão 5 ou superior.
- A sincronização de marcadores requer um navegador de Internet compatível, Safari (5.1.1 ou superior) ou Microsoft Internet Explorer 8 (ou superior).
Ouvi falar do iTunes Match, isso é necessário para ter a minha biblioteca de música digital no iCloud?
Se possui uma grande coleção de música que contém um monte de músicas que não foram compradas na iTunes Store, subscrever o iTunes Match poderá poupar-lhe muito tempo de upload. Este é um serviço adicional que a Apple disponibiliza para tornar o processo de criação de bibliotecas de música, mesmo as muito grandes, no iCloud no menor tempo possível. O iTunes Match digitaliza a sua biblioteca musical para ver se as músicas já estão disponíveis no enorme catálogo da Apple. Se sim, então, as músicas ficam imediatamente disponível (via sideloading) no seu espaço de armazenamento iCloud. As músicas ficarão disponíveis no formato AAC em com um bitrate de 256 Kbps, todos os arquivos que estão numa resolução mais baixa no disco rígido do seu computador serão atualizados automaticamente.Outras Funcionalidades
O iCloud também sincroniza os seus contatos, calendários, e-mail (o iCloud inclui uma conta de e-mail .me), favoritos, notas e lembretes. Se se cruzar com um velho amigo da faculdade e ficar com o seu número de telefone e endereço para um almoço na próxima semana, fica tudo perfeitamente sincronizado entre os seus dispositivos. Outra novidade é a Find My Friends (encontrar os meus amigos), você e os seus amigos podem usar este aplicativo no iPhone e usar o GPS para identificar onde cada um está no mapa. Perfeito para encontrar família ou amigos para um piquenique ou jantar. Também é útil para manter os filhos debaixo de olho quando juram que só vão até ao shopping.Na mesma linha, a app Find My iPhone também funciona no seu Mac, assim, caso o seu MacBook Pro for roubado, pode localizá-lo simplesmente entrando em iCloud.com.
Acredite ou não, este é apenas um resumo das principais características, há muito mais abaixo da superfície. Configurar o iCloud pode ser um pouco complicado no início, e deve certificar-se de que todos os sistemas, onde pretende usar, são compatíveis antes de mudar para o iCloud. O iCloud promete tornar um monte de coisas muito mais simples no futuro.
Para ler documentação detalhada sobre o iCloud consulte a ajuda no site da Apple:

0 comments:
Enviar um comentário